11 janeiro 2011

Entregas.

Desde que cheguei ainda não tinha tido tempo para respirar! Em tempo recorde consegui terminar três trabalhos e hoje, o querido professor de Imaginari Tecnològic Contemporani, delirou com nosso o trabalho, o que nos deixou bastante aliviadas!
Sinto que aqui o trabalho português tem sido o mais eficaz, e é estranho quando vemos alunos na entrega a perguntar o que era para fazer! Também é super estranho, no dia da entrega, chegarmos à sala e termos um papel na parede com "Entregas (e uma setinha para baixo)" e professora nem vê-la!
Digo e continuo a dizer, Design em Barcelona não. Não há qualidade nenhuma e muito menos quantidade (até porque neste 4 meses ainda não vi nada que me chamasse realmente à atenção - isto no que diz respeito ao ensino e aos alunos!).
Não sei se isto tem a ver com o facto de estarem a mudar para Bolonha, mas esta Faculdade está um autêntico caos, cheia de gente irresponsável e talvez o meu azar tenha sido mesmo ter vindo este ano.
O que é certo é que desde que cá estou tenho reparado que a única coisa que fazemos em Portugal é dizer mal de tudo e só nestas alturas nos apercebemos do valor que essas pequeninas coisas têm. Temos um óptimo ensino, uma gastronomia de comer e chorar por mais, transbordamos cultura, temos paisagens lindas, entre tantas outras coisas!
Com isto quero dizer, Barcelona é linda! aconselho mesmo a toda a gente vir cá, porque vale mesmo a pena!, é uma cidade cheia de movimento, de vida, onde tudo acontece e só por isso já está a ser uma óptima experiência! Contudo, o meu principal objectivo, que era vir abrir novos horizontes no Design, foi um bocado por água a baixo.
Isto é só a minha opinião.

4 comentários:

  1. "O que é certo é que desde que cá estou tenho reparado que a única coisa que fazemos em Portugal é dizer mal de tudo e só nestas alturas nos apercebemos do valor que essas pequeninas coisas têm."

    e isso também no ensino como já algumas vezes referi. nem é preciso ir lá fora. mesmo cá dentro.
    subvalorizamos.

    ResponderEliminar
  2. Ana, sinto muitas das coisas que escreveste. há alguma coisa de particular nos nossos trabalhos que faz com que os professores os achem especiais. às vezes penso que eles não esperam nada de nós, que vimos de fora e o facto de fazermos alguma coisa, já os deixa contentes. mas quero acreditar que fazemos mesmo bons trabalhos. :)
    quando vim para cá, achei que ia ter saudades de imensas pessoas, das minhas pessoas e que isso seria difícil de suportar, mas o que é mais estranho é que as primeiras coisas de que senti saudades foram coisas que fazem de Portugal, Portugal. senti saudades de ambientes e de atitudes - os portugueses. com o tempo a passar, comecei a sentir falta de pessoas e de sítios. tenho de escrever sobre isto, como tu.
    estou ansiosa para voltar!

    (gosto do teu texto e da forma sincera como descreves o que sentes)

    ResponderEliminar
  3. Eu acredito nisso, e tenho a perfeita noção que os trabalhos que fiz não ficaram maravilhosos, mas comparando com trabalhos de alunos d'aqui, para mim o meu estava muito bom! Na minha opinião, temos um excelente ensino, digam o que disserem! E tudo isto se deve ao facto de termos professores exigentes, que querem sempre mais de nós!
    Também estou ansiosa por voltar Joana, mas começa a cair um sentimento de saudade por estes lados e agora que estava a ser tão bom tenho de ir embora! Ainda assim, estou com um bocado de medo de voltar a Aveiro..
    Quando voltas para Portugal?

    ResponderEliminar
  4. volto no dia 5 (sábado antes de começarem as aulas). até lá, ainda tenho entregas, mas nada de muito complicado.
    acho que sinto falta de ter coisas complicadas, desafios, trabalho em grupo e correr contra o tempo. no primeiro mês vou logo ter saudades da minha vida aqui. mas é assim a vida, não é? :)
    boa sorte.

    ResponderEliminar